Por: João Gabriel Ribeiro Em: 23 de outubro de 2016 Categoria: Marketing Digital Comentários: 0

Com o avanço do marketing digital, muitos estão se perguntado se o marketing tradicional está perdendo espaço ou sendo substituído. Antes de mais nada, o que deve ser compreendido é que o termo “marketing digital” pode gerar confusões, seria mais correto dizer “marketing aplicado ao meio digital”.

O marketing tradicional não está perdendo espaço ou sendo substituído, o que está mudando na realidade, é o comportamento das pessoas em relação em como procuram e trocam informações nos meios digitais.

Portanto, o marketing digital não anula o tradicional, mas complementa. Afinal, ambos têm o mesmo objetivo: trazer resultados de vendas. Além disso, seguem os conceitos básicos do Marketing:

  • Foco no consumidor;
  • Criar, comunicar e agregar valor a uma marca ou empresa;
  • Ter o cliente satisfeito, visando sua indicação.

Diferenças entre o marketing tradicional e o marketing digital

A principal diferença entre o marketing tradicional e o marketing digital está em como ambos pretendem atrair a atenção do cliente.

Enquanto o marketing tradicional busca impactar pessoas com promoções de um produto ou marca, o marketing digital foca em atingir o público quando ele está na internet, envolvendo as redes sociais, o acesso a blogs, através de e-mail marketing, dentre outras ações.

Mensuração de resultados

A mensuração no marketing tradicional também é um fator muito diferente do digital. No tradicional, por exemplo, pode-se calcular o índice de audiência que um determinado comercial obteve na TV.

Já no marketing digital, podemos contabilizar os compartilhamentos de um post, quantas pessoas curtiram, quantas visualizaram, além de reações positivas e negativas que o anúncio causou (inclusive escrevemos um artigo sobre o por que da sua empresa precisar investir em redes sociais).

Como trabalhar o marketing tradicional e o marketing digital juntos

Para ter ainda mais resultados com sua campanha de marketing, o ideal é as ações estejam relacionadas, como, por exemplo, nas redes sociais, onde a mensagem transmitida na mídia convencional, deve ser replicada nas mídias sociais, onde o cliente possa interagir com sua marca.

Por outro lado, as ações de marketing tradicional podem chamar os clientes para conhecerem também a sua marca nos meios digitais. Fazendo isso você conseguirá aumentar o alcance de suas ações promocionais consideravelmente.

Atenção para o consumidor

Fique atento ainda no comportamento dos consumidores, muitos deles costumam conferir vitrines e até mesmo experimentar produtos em lojas físicas para depois buscar mais informações sobre a marca na internet. Portanto, ter uma boa atuação nos meios tradicionais e digitais pode ser um fator determinante para fazer mais negócios e até aumentar vendas numa determinada região.

Enquanto o marketing tradicional garante um alcance máximo da marca com presença contínua no dia a dia do seu público, o marketing digital permite que haja uma interação entre a marca com o público e em tempo real, otimizando, assim, seus resultados.

Se antes podíamos alcançar o usuário de metrô em um grande capital com jornais impresso de circulação interna, rádio interna e mídia indoor. Nos dias atuais, o olhar dessa pessoa está dividido com o celular, o WhatsApp, o Facebook, Instagram e tantos outros.

Viu como é importante trabalhar com ações de marketing tradicional e marketing digital simultaneamente? Podemos te ajudar com isso, é só falar com a gente!

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